quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Não nascemos prontos

Nós não nascemos prontos porque, se prontos tivéssemos nascido, não daria para haver educação, construção, etc.
Existe uma frase que circula por aí que diz que "quanto mais vivemos, mais velhos ficamos". Cuidado! Isso é uma bobagem! Para que alguém ficasse mais velho quanto mais vivesse, esse alguém teria que ter nascido pronto e ir se gastando. Isso não acontece com gente! Isso acontece com fogão, sapato, geladeira etc. Fogão, sapato, geladeira é que nascem prontos e vão se gastando. Gente nasce não-pronta e vai se fazendo.
Eu, Aline, em 2008, sou a minha mais nova edição. Revista e um pouco ampliada (rs), mas a minha mais nova edição. Eu não nasci pronta e venho me gastando. Eu nasci não-pronta e venho em fazendo, tanto que sou uma nova Aline em 2008. Não sou inédita porque, se fosse inédita, teria de ser como nunca fui, mas sou nova. Ou seja: muito do que sou trago da minha história, mas, como sou hoje, isso eu NUNCA fui antes.

O trecho acima é uma adapatção minha de parte de uma palestra do filósofo, professor da PUC de São Paulo, Mário Sérgio Cortella. Sabe como eu descobri? Vendo Casos de família, acreditem! Vale muito a pena ouvir a palestra inteira que está no youtube ( sob o título Não nascemos prontos) e nos meus vídeos favoritos do orkut. Uma aula de humanidade!
Não nascemos prontos me fez lembrar de Uma versão melhorada de mim e, mais uma vez, digo: Sejamos todos versões melhoradas de nós mesmos!

Ah, no final da palestra ( na quarta parte do youtube), Cortella cita uma frase de Rabelais que também vale muito a pena deixar por aqui:
"Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando puderam."
De verdade, se tiverem oportunidade, assistam à palestra!
E não peço para que assistam Casos de família ( que eu, particularmente, assumo que assisto e admiro muito a forma do programa), mas dou a dica para que, se tiverem oportunidade também, dêem uma olhada em blog.reginavolpato.com.br . Há muita coisa boa por lá!

3 comentários:

Danilo Julião disse...

Aline, ficou maravilhoso. É uma verdade mesmo, estamos em constante metamorfose...e devemos fazê-la para melhor!!!Gostei mesmo!

Tenho uma surpresa lá no meu blog...dps passa lá..bjus!!!!

Priscila disse...

Muito pertinente a reflexão e me ajudou na minha também.
Bons ventos virão e as coisas retornarão ao seu fluxo natural.
Beijos

A.S. disse...

:D