sábado, 25 de outubro de 2008

Receitinha trivial

Quando li esse texto pela primeira vez, achei fantástico. Já o li muitas outras vezes e o considero ainda melhor. Tanto que não resisti em pedir pra publicá-lo por aqui. É uma receitinha, realmente, trivial!
Fala sério, minha orientadora escreve muito! :D
Obrigada pelo texto p-r-o-f-e-s-s-o-r-a querida!

por Cláudia Cunha

Ando com três palavras na cabeça (e na boca, porque basta vir uma ocasião em que elas caibam e as tais pulam pra fora). Se este fosse um texto com as pretensões grandiosas de um best-seller da auto-ajuda, eu as chamaria de “as três virtudes para a convivência”, ou “três dicas para chegar lá”... – mas, sem dúvida, precisaria de algo muito mais vendável e os marqueteiros do ramo não me deixariam só. Como blog é blog (seja lá o que for um blog), as três palavras, que falam por si: simpatia, humildade e ousadia.

Simpatia para despertar no outro a vontade de estar com a gente. Sorrir, puxa vida, acessório indispensável! Tá, temos, sim, os nossos momentos carrancudos: há quem acorde insuportável, há quem não se deixe entregar ao sono porque carrega nos ombros o peso do dia... Mas chatice que dure 24 horas – me perdoem os especialistas – é doença, com certeza.

Humildade pra lembrar que, como no poema de Cecília Meireles, “há um fio do céu descido sobre o teu coração”: não estamos sós e ai de quem não tem a dimensão do seu tamanho, do espaço que ocupa e do seu entorno. Estando abaixo ou acima de nós, a pessoa com quem a gente interage merece ser olhada nos olhos. E com olho de cumplicidade, de interesse, olho de quem escuta de verdade, olho que enxerga e ao mesmo tempo se mostra.

Ousadia para ter o “a mais”, para fazer a diferença, pra não ficar emperrado diante dos obstáculos. E talvez até para criar os obstáculos, quando eles andarem escassos. Sabe aquele cara que a garota diz: “ah, ele é legalzinho, tão bonzinho...” e que sequer pensa em alçar da categoria de amigo para a de objeto de desejo? Pois é. Simpatiquinho, humildizinho... Te mexe, cara! Surpreende a garota! Faz o que ela não esperaria nunca de você! Ouse!

Resumindo:

Simpatia para estabelecer o contato,
Humildade para mantê-lo em via de mão dupla
E ousadia sempre, para ir além.

Nenhum comentário: